É pela graça que estão salvos, mediante a fé. E isto não é mérito vosso, é dom de Deus.
(Efésios 2:8)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Que graça defendemos nós?

Texto retirado do livro «El precio de la Gracia» de Dietrich Bonhoeffer (pastor e teólogo alemão)

“A graça "barata" é o inimigo mortal da nossa Igreja. Hoje, nós lutamos pela graça cara.

A graça barata é a graça que é considerada como uma mercadoria, é o perdão que é desperdiçado, o consolo que é desperdiçado, o sacramento que é desperdiçado, é a graça como armazém inesgotável da Igreja, de onde a colhem mãos imprudentes para a distribuir sem hesitação nem limites; é a graça sem preço, que não custa nada. Porque se diz que, de acordo com a natureza da graça, a factura foi paga antecipadamente para sempre. Graças a essa factura já ter sido paga podemos ter tudo de forma gratuita. As despesas cobertas são infinitamente grandes e, portanto, as possibilidades de utilização e de desperdício são igualmente infinitamente grandes. Além disso, o que seria uma graça que não fosse graça barata?

A graça barata é a graça como doutrina, como princípio, como sistema, é considerar o perdão dos pecados como uma verdade universal, é o amor de Deus interpretado como uma «ideia» cristã de Deus. Quem afirma essa graça possui já o perdão dos seus pecados. A Igreja que defende essa doutrina participa já dessa graça devido à sua própria doutrina. Nessa Igreja, o mundo encontra um véu barato que serve para encobrir os seus pecados, dos quais não se arrepende e dos quais não deseja libertar-se. Por isso, a graça barata é a negação da palavra viva de Deus, é a negação da encarnação do Verbo de Deus.

A graça barata é a justificação do pecado e não do pecador. Uma vez que a graça faz tudo por si própria, as coisas devem permanecer como antes. «Todas as nossas obras são em vão». O mundo continua a ser mundo e nós continuamos a ser pecadores «mesmo quando vivemos uma vida melhor». Que o cristão viva como o mundo, que se assemelhe em tudo a ele e que não procure (sob pena de cair na heresia do iluminismo), levar uma vida diferente debaixo da graça da vida que leva quando vive debaixo do pecado. Que se guarde de se enfurecer contra a graça, de se burlar da graça imensa, barata, e de reintroduzir a escravatura à letra tentando viver em obediência aos mandamentos de Jesus Cristo. O mundo está justificado pela graça, por isso, por causa da seriedade dessa graça, para não colocar resistência a esta graça insubstituível, o cristão deve viver como o resto do mundo.

O cristão gostaria de fazer algo de extraordinário; não o fazer, mas ver-se obrigado a viver mundanamente é a renúncia mais dolorosa. Contudo, tem de levar a cabo esta renúncia, negar-se a si mesmo, não se distinguir do mundo no seu modo de vida. Deve deixar que a graça seja realmente graça, afim de não destruir a fé que tem o mundo nesta graça barata. Mas na sua mundanidade, nessa renúncia necessária que deve aceitar por amor ao mundo, ou melhor, por amor à graça, o cristão deve estar tranquilo e seguro na possessão dessa graça que faz tudo por si própria. O cristão não tem de seguir a Jesus, basta consolar-se com essa graça. Essa é a graça barata como justificação do pecado, mas não do pecador arrependido, do pecador que abandona o seu pecado e se converte; não é o perdão dos pecados o que nos separa do pecado. A graça barata é a graça que temos por nós próprios.

A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, do baptismo sem disciplina eclesiástica, da comunhão sem confissão dos pecados, da absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem seguir Cristo, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo, vivo e encarnado.

A graça cara é o tesouro escondido no campo, por amor do qual o homem vai e vende tudo o que tem, com alegria; é a pérola preciosa, pela qual o comerciante dá todos os seus bens; o senhorio de Cristo, pelo qual o homem arranca o olho que escandaliza; o chamamento de Jesus Cristo, que leva o discípulo a deixar as suas redes e segui-lo.

A graça cara é o Evangelho, que se deve sempre procurar de novo. É cara porque nos chama a seguir, é graça porque chama a seguir Jesus Cristo; é cara porque o homem a adquire com o preço da própria vida, é graça porque lhe doa a vida; é cara porque condena o pecado, é graça porque justifica o pecador. Sobretudo, a graça é cara porque custou muito a Deus; porque custou a Deus a vida do próprio Filho, «fostes adquiridos por um grande preço», e porque o que foi caro para Deus não pode ser barato para nós. É graça, sobretudo, porque Deus não considerou muito caro o seu Filho para resgatar a nossa vida, mas entregou-o por nós. Graça cara é a encarnação de Deus.

A graça cara é a graça como um santuário de Deus que há que proteger do mundo, que não pode ser entregue aos cães; portanto, é a graça como palavra viva, a palavra de Deus que ele mesmo pronuncia quando mais lhe agrada. Esta palavra vem até nós na forma de uma chamada misericordiosa de seguir Jesus, apresenta-se ao espírito angustiado e ao coração abatido como uma palavra de perdão. A graça é cara porque obriga o homem a submeter-se ao jugo de seguir Jesus Cristo, mas é uma graça que Jesus diga: «O meu jugo é suave e o meu fardo é leve».”